A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA

Tal como Pessoa sinto que a Minha Pátria é a Língua Portuguesa!

E hoje, 5 de Maio, faço questão de celebrar o seu dia e manifestar a minha indignação por este ainda não ter sido instituído como feriado Lusófono! Isso mesmo feriado em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sabiam que, segundo o estudo “Languages for the Future” (Línguas para o Futuro) divulgado pelo Observatório da Língua Portuguesa, juntos falamos um dos 10 idiomas estrangeiros mais importantes nos próximos 20 anos no Reino Unido?

Eu confesso que não sabia… mas agrada-me!

Ao que parece “pela primeira vez, a língua portuguesa integra esta espécie de pequena lista das línguas consideradas ‘vitais’ num horizonte temporal de 20 anos, partilhando esse estatuto com o Espanhol, Árabe, Francês, Mandarim, Alemão, Italiano, Russo, Turco e Japonês”

Neste estudo que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, é referido que a seleção de idiomas se baseia “em fatores económicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas do Reino Unido no que respeita aos seus negócios com o exterior, as prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet”.

Hoje fiquei também a saber que juntos falamos o quinto idioma mais utilizado na Internet!

Anúncios