PURO AMOR AO PRATO

Ontem, ao estilo LOHAS (de tão rendida que estou ao conceito, à vida e aos legumes “selvagens” da horta da minha mãe), num acto de puro amor ao prato, fui aprender com o Chef José Serrano a cozinhar vegetariano!

Workshop Cozinha Vegetariana com Chef José Serrano

Não tenciono tornar-me 100% vegetariana, mas tracei como objectivo passar o meu nível de vegetarianismo dos 25% actuais para os 50%. Mais do que isso não é assumidamente para mim, e nem tão pouco é defendido pelos nutricionistas.

Com muita sorte a minha porque a verdade é que sou de tal forma apaixonada por um bom prato que só a ideia de me limitar a tão grande prazer me deixa em depressão.

Quero definitivamente, e paulatinamente, educar o palato e a mão do tempero a tirar maior partido da terra e a consumir de forma mais responsável, valorizando o que é da época e orgânico ou selvagem.

Se vou conseguir?! … não sei… acredito que sim, até porque a carne e o peixe também podem e devem ser consumidos, de forma moderada e responsável, no seu estado mais selvagem, basta estar atento à sua origem e forma como são produzidos .

Quero saber mais sobre os alimentos (nomeadamente aqueles que podem ajudar a prevenir o maldito  Cancro)… saber mais sobre cozinha saudável e sobre o tal índice glicêmico que o Chef Serrano afirmou ser tão importante mas que varia em função da forma como cada alimento é cozinhado (…ninguém disse que seria fácil…).

Workshop cozinha vegetariana com Chef José Serrano

Em suma, sendo apenas meia vegetariana, por puro amor ao prato, quero aprender a apreciar coisas tão diferentes como o bulgur ou a raiz de lótus e, continuar a comer e a viver com prazer.                                        

Viver com o mesmo prazer com que ontem, no workshop na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, ajudei a cozinhar e, me deliciei a degustar cada um dos 10 pratos ali preparados.

Deste workshop com o Chef Serrano aproveito para partilhar a receita de um dos meus pratos preferidos.

Caril de Legumes e Frutas.

– Ingredientes – Caril, cebola picada, manga em cubos, leite de côco, curgete, beringela, abacaxi em cubos, salsa picada e alho.

– Confecção – Num tacho ao lume refogar a cebola e alho e adicionar o caril; Em seguida adicionar os legumes e deixar apurar; Adicionar o leite de côco e por último as frutas; Rectificar os temperos e empratar.

Espero que gostem!

p.s – os ingredientes e temperos são colocados a olho pois medidas só em pastelaria!

Anúncios