CAVIARES, GELEIAS E TRUFAS DE CHOCOLATE FEITOS À BASE DE VINHO!

Se há coisa que me alimenta e marca o meu mundo mais vasto são projectos inovadores e Inspiradores. Projectos como, por exemplo, o Wine to Eat​ da Sapientia Romanade, empresa sediada em Chaves, aqui bem pertinho do meu Basto.

Wine to Eat promete caviares, geleias e trufas de chocolate feitos à base de vinho do Porto, de moscatel, ou de vinhos de castas monovarietais como a touriga nacional, o pinot noir ou chardonnay! Uma promessa cujo o cumprimeto anseio por saborear!

Segundo Ricardo Correia os produtos foram desenvolvidos pelo chef António Mauritti e resultaram da aplicação de técnicas avançadas de cozinha molecular. “Tudo aquilo que nós fazemos tem um aspeto inovador, são novas técnicas de gastronomia todavia são totalmente manufaturados. O caviar é feito à mão. As trufas são cobertas e emulsionadas à mão e as geleias também são totalmente controladas à mão, não temos máquinas especiais”, explicou este responsável.

“Reduzimos o álcool do vinho, fazemos uma pequena adição de açúcar, adicionamos ingredientes, neste caso enriquecemos com cálcio e fazemos submergir num banho com gelificante. Quando as gotas caem dentro desse banho faz uma membrana de uma geleia muito fina que encapsula lá dentro o vinho. Ficamos com uma bolinha com vinho lá dentro para degustarmos”, sublinhou.

O responsável pelo projecto disse ainda que os produtos vão estar à venda, em Portugal, em lojas gourmet, mercearias finas, garrafeiras e podem também ser adquiridos online.

Wine to Eat conta com um forte investimento na imagem dos produtos, por exemplo, a embalagem das trufas ou a tampa dos frascos das geleias são feitos à base de cortiça, mais um elemento que associa ao universo do vinho.

Anúncios